Um pouco de meu futuro e meu passado

A principal atividade que estou desenvolvendo no momento é uma consultoria para a RITS (Rede de Informações para o Terceiro Setor (www.rits.org.br) relativa a CRIS Brasil (www.crisbrasil.org.br).
 
A CRIS Brasil é uma articulação de organizações da sociedade civil e movimentos sociais (ONGs, grupos acadêmicos e entidades de massa) que se propõe a lutar pelo reconhecimento e efetivação do Direito Humano à Comunicação. Ela é o capítulo nacional da Campanha CRIS Internacional (Communication Rights in the Information Society – Direito de Comunicação na Sociedade da Informação) que surgiu nos debates sobre a Sociedade da Informação e da necessidade de reduzir a "brecha digital".
 
Minha função dentro da CRIS Brasil é de representar a RITS e participar da Coordenação nacional da rede e de me responsabilizar pela manutenção e moderação da comunidade virtual.
 
A Comunidade reune um conjunto de ativistas e cerca de meia centena de organizações conta com uma série de listas: uma geral de ativistas, que conta hoje com cerca de 150 membros; outra do PLENO com os representantes das organizações junto à CRIS; listas dos Grupos de Trabalho e da Coordenação.
 
Muita informação, formação, discussão, articulação, troca de experiências e ação correm por estes canais, algums vezes articulados pelos ativistas e organizações na lista, outras pela coordenação, pelos Grupos de Trabalho ou pela ação de uma organização ou ativista qualquer.
 
Para desenvolver este trabalho recorro a minha experiência como dirigente de organização sociais, meu conhecimento da Internet, minha experiência de edição e meus estudos de ciência da informação.
 
Talvez por isto esta experiência tem sido tão interessante para mim. Ela reune vários de meus sujeitos. E um pouco de meu futuro e meu passado como poderão ver…

Sobre Nilton Bahlis dos Santos

Nilton Bahlis dos Santos é doutor em Ciência da Informação (UFRJ/IBICT), pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz); lider do Grupo de Pesquisa "Tecnologias, Cultura e Práticas Interativas e Inovação em Saúde", certificado pela Fiocruz/CNPQ; professor permanente do PPGICS (Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde) Icict/Fiorcruz e professor colaborador do PGEBS (Programa de Pós Graduação de Ensino em Biologia e Saúde) IOC/Fiocruz. É Coordenador do Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas (NEXT/FIOCRUZ), Host do TedXFiocruz e membro da Coordenação do Observatório para la Cibersociedad (OCS),. Foi Fundador e Coordenador do Clube do Futuro, fundador e Diretor do Centro Nacional de Quadrinhos, Roteiros e Imagens e um dos criadores da Bienal Internacional de Quadrinhos, tendo sido curador e produtor de suas 3 edições (1991/1997). Atua nas áreas de Ensino, Interdisciplinar, Ciência da Informação, Saúde Pública, Sociologia de Redes, Educação, Comunicação, Promoção da Saúde e Popularização da Ciência. É editor, jornalista, produtor gráfico e cultural, especialista em sistemas complexos e Interativos; Especialista em Redes Sociais, modera comunidades virtuais e faz consultoria em políticas para a Internet, Sistemas de Informação e Comunicação, Educação e Rede e EAD e Internet das Coisas (IOT). Em seu Currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da sua produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Redes Sociais, Internet das Coisas, Inovação, Informação, Comunicação, Saúde Coletiva, Tecnologias e Práticas Interativas, Internet, Sistemas Complexos, Educação Não Formal, Educação em Rede, Comunidades Virtuais, Popularização de Ciência e Organização da Cultura.
Esse post foi publicado em Comunidades Virtuais. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário