O Next: Nova fase da Pesquisa

Estamos entrando em uma nova fase da pesquisa que desenvolvemos na Fiocruz.
 
No Primeiro momento abrimos a pesquisa Comunidades Virtuais no Sus, onde estudamos sobre as possibilidades que as noas tecnologias abrem para uma prática de saúde que integre e abra participação da base do sistema de saúde. Neste processo refletimos sobre as modificações tecnológicas e culturais que trazem as tecnologias interativas e prospectamos sobre alguns temas, problemas e conceitos que se exigirão um esfôrço teórico e prático para que venhamos a incorporar as comunidades virtuais as práticas de saúde. Neste momento, através da lista Comunidade Virtuais. na Saúde e de algumas reunião, incorporamos uma série de companheiros que contribuiram, principalmente, através da lista.
 
Nosso opção metodológica de construir um intelectual coletivo como sujeito de sincronização destas reflexões, nos levou nos últimos tempos a reunir os companheiros que se disponibilizaram de maneira mais efetiva e nos concentrar na criação de um dispositivo de interação virtual que estruture este intelectual coletivo, e escolhemos como um instrumento desta estratégia criar o Next.
 
Com o Next nossa pesquisa entra em uma nova fase.
 
O que pretentemos é criar as condições de uma prática mais profissional, mais integrada a Instituição e com garantia de continuidade.
 
Neste sentido fizemos, inicialmente, um esfôrço de institucionalização do projeto através da discussão com a direção do Icict, e incorporamos o Umberto e sua Vice a coordenação do Núcleo. Construimos também um acordo Institucional internacional com a OCS; criamos um registro de dominio (www.next.fiocruz) que associa o projeto ao Icict e a Fiocruz; começamos a criar um Site a partir deste domínio; apresentamos um poster no Crics 8 sobre o projeto e publicamos um folheto com o conteúdo do poster. Por último, com o número especial da Revista Textos de la Cibersociedad, começamos a tecer uma rede com pesquisadores que trabalham com Internet e Saúde, em escala internacional.
 
Agora, sem deixar de dar cointinuidade a atividades de institucionalização, estamos entrando em uma nova fase de estruturação propriamente dita do Nucleo.
 
Até o final do ano esperamos organizar o Dispositivo de Interação Virtual do Next, que nos permita a divulgação de nosso projeto, organize as interações de nossa rede e permita atividades de formação, experimentação e troca de experiências; organizar nosso ambientre educativo; começar a organizar um banco de dados de pesquisadores e pesquisas sobre internet e saúde; fechar a avaliação da revista e preparar o lançamento da Rede Internet e Saúde.
 
Aproveitando os recursos do POM estamos contratando alguns companheiros com o objetivo de profissionalizar as atividades e garantir  a realização destas tarefas.
 
Nisso estamos agora

Sobre Nilton Bahlis dos Santos

Nilton Bahlis dos Santos é doutor em Ciência da Informação (UFRJ/IBICT), pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz); lider do Grupo de Pesquisa "Tecnologias, Cultura e Práticas Interativas e Inovação em Saúde", certificado pela Fiocruz/CNPQ; professor permanente do PPGICS (Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde) Icict/Fiorcruz e professor colaborador do PGEBS (Programa de Pós Graduação de Ensino em Biologia e Saúde) IOC/Fiocruz. É Coordenador do Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas (NEXT/FIOCRUZ), Host do TedXFiocruz e membro da Coordenação do Observatório para la Cibersociedad (OCS),. Foi Fundador e Coordenador do Clube do Futuro, fundador e Diretor do Centro Nacional de Quadrinhos, Roteiros e Imagens e um dos criadores da Bienal Internacional de Quadrinhos, tendo sido curador e produtor de suas 3 edições (1991/1997). Atua nas áreas de Ensino, Interdisciplinar, Ciência da Informação, Saúde Pública, Sociologia de Redes, Educação, Comunicação, Promoção da Saúde e Popularização da Ciência. É editor, jornalista, produtor gráfico e cultural, especialista em sistemas complexos e Interativos; Especialista em Redes Sociais, modera comunidades virtuais e faz consultoria em políticas para a Internet, Sistemas de Informação e Comunicação, Educação e Rede e EAD e Internet das Coisas (IOT). Em seu Currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da sua produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Redes Sociais, Internet das Coisas, Inovação, Informação, Comunicação, Saúde Coletiva, Tecnologias e Práticas Interativas, Internet, Sistemas Complexos, Educação Não Formal, Educação em Rede, Comunidades Virtuais, Popularização de Ciência e Organização da Cultura.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário